e-mail
senha
 
 
Temas para discussão
É possível controlar o que as crianças estão comendo?
Autor(a):Flávia De Conti
Data:6/7/2009

É possível controlar o que as crianças estão comendo?

Segundo uma organização não governamental americana, é notório que, atualmente, as crianças apresentam mais autonomia sobre sua própria alimentação, com mais de 40% das calorias sendo consumidas fora de casa. Estas crianças não só têm a oportunidade de fazer escolhas por alimentos e bebidas nada saudáveis, assim como são motivadas pela publicidade existente.

Neste contexto, muitos pais se questionam o que pode ser feito para controlar melhor o que seus filhos comem. Uma das respostas seria certamente controlando o alimento trazido para dentro de casa e modificando hábitos alimentares da família como um todo.

No entanto, pesquisadores de uma universidade americana analisaram a relação entre hábito alimentares de pais e filhos, chamando a atenção para alguns resultados que desanimariam aqueles que utilizam este tipo de orientação. Em uma escala de 0 a 100, onde em 100 há uma perfeita correlação e em 0, a ausência desta, encontrou-se uma relação global de 27% entre os hábitos alimentares de pais e filhos. Segundo os autores do estudo, os achados indicam que outros fatores, além do comportamento familiar, desempenham um importante papel no consumo dos pequenos, sugerindo que as intervenções dirigidas aos pais poderiam ter um efeito moderado sobre a melhoria da dieta da criança.

Contudo, estes resultados causaram controvérsias entre os profissionais que lidam com este tipo de população. Alguns acreditam que eles simplesmente refletem que as crianças tendem a comer diferentemente do que seus pais. Seus gostos são diferentes, elas não consomem álcool, comem na lanchonete da escola, entre outras razões responsáveis por grande parte da variação verificada.

Contrariamente, outro estudo, também de uma universidade americana, demonstrou o quão importante a mudança no padrão alimentar dos pais pode ser. Os investigadores analisaram os hábitos alimentares de mais de 5.500 crianças, com idade entre 10 e 11 anos. Comparou-se a dieta com o desempenho em testes de leitura e matemática, o controle por parte dos pais, bem como a raça e o peso das crianças. Verificou-se que aquelas crianças que frequentavam restaurantes de fast food mais de 3 vezes por semana obtiveram uma pontuação nos teste 7% mais baixa. Aquelas que ingeriam este tipo de alimento ao menos uma vez por dia obtiveram pontuação média 16% menor. O estudo ressalta que o padrão de consumo visto seria consequência de um maior ou menor controle por parte da família de cada criança.

Deixe sua opinião sobre o assunto!

Qual é a melhor maneira de controlar o que nossas crianças estão comendo?

Programas de reeducação alimentar destinado a toda família? Proibição da publicidade infantil? Leis que obriguem a venda de produtos saudáveis nas cantinas?

 
 
Comentários a respeito do tema
Nutrociência 2007-2010 todos os direitos reservados - (11) 5575.3875 - desenvolvido por Digital Dream