Alimentos Orgânicos: Não Mais Nutritivos?
De acordo com uma recente revisão publicada em julho deste ano no periódico American Journal of Clinical Nutrition, os alimentos orgânicos já não são mais superiores nutricionalmente em comparação aos alimentos denominados convencionais.
O mercado global de alimentos orgânicos é estimado em 48 bilhões de dólares anualmente, de acordo com pesquisadores ingleses. Este tipo de alimento é produzido sob normas que controlam o uso de produtos químicos na produção agrícola e de certos remédios na produção animal, entre outras regulamentações.
A pesquisa, que pretendia responder a dúvida de que se há realmente alguma evidência para considerar os alimentos orgânicos melhores, acabou gerando fortes discordâncias entre investigadores norte-americanos.
O autor e colaboradores incluíram na análise trabalhos que comparavam os dois tipos de alimentos publicados entre os anos de 1958 e 2008. Eles encontraram 55 estudos de qualidade satisfatória para incluir na revisão, avaliando-se diversas categorias de nutrientes, incluindo: nitrogênio, vitamina C, compostos fenólicos, magnésio, cálcio, fósforo, potássio, zinco, total de sólidos solúveis, cobre e acidez.
Os resultados demonstraram que produtos cultivados convencionalmente apresentaram um maior conteúdo de nitrogênio, enquanto os produtos orgânicos apresentaram uma maior acidez e mais fósforo. Nenhuma diferença estatística foi detectada nas outras categorias de nutrientes analisados.
Contudo, funcionários da indústria de alimentos orgânicos americana, não surpreendentemente, reagiram a revisão, assim como alguns outros especialistas. Um dos problemas levantamento foi a data de alguns trabalhos, já que só estudos mais atuais que tem demonstrado uma diferença clara entre os orgânicos e os não-orgânicos quando se trata em conteúdo de nutrientes. Segundo experts da área, a maioria dos estudos publicados antes de 1980 não são bons por uma série de razões.
E por fim, fica a questão: O que é de fato melhor? Continuamos então a consumir produtos orgânicos em benefício a nossa saúde (e gastando mais por isso)? Ou devemos começar a pensar mais no sabor destes alimentos, independentemente se o produto é orgânico ou não? Pois, infelizmente, já não é mais possível não ingerir pesticidas, por menor que seja a quantidade... |