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A importância do cálcio na alimentação

22/11/2011

Um dado nos chamou a atenção para preparamos esse post: o baixo consumo de cálcio entre os brasileiros. Em geral, ingerimos metade da recomendação diária deste mineral tão importante e essencial para o organismo. Para entender mais sobre o assunto, a equipe do Nutrição Prática & Saudável entrevistou o renomado nutrólogo Mauro Fisberg*. Na matéria vocês terão um panorama sobre como está o consumo de cálcio no Brasil, quais são os benefícios, onde encontrá-lo, recomendação diária, entre outras informações.

Panorama do consumo de leite e cálcio no Brasil

De acordo com dados do IBGE, há uma diminuição no consumo de leite especialmente por adultos e adolescentes que trocam o alimento por sucos ou refrigerantes. Segundo o nutrólogo Mauro Fisberg, os dados apontam que no estado de São Paulo mais de 80% da população ingere uma quantidade de cálcio abaixo da recomendada.  Em estudo nacional em pré escolares, 60% das crianças entre 4 e 6 anos ingeriam uma quantidade do mineral abaixo da recomendada para a idade ( em escolas publicas e privadas). Apesar do aumento relativo do consumo de derivados lácteos em alguns grupos no país, a ingestão geral de cálcio segue muito baixa.

A falta de leite e derivados leva principalmente a uma diminuição de consumo de proteínas de alto valor biológico, e especialmente ao baixo consumo de cálcio alimentar lácteo, com alteração no metabolismo cardíaco, risco de osteopenia e osteoporose. Isto pode ocasionar aumento da mortalidade com maior risco de fraturas e maior risco de infecções. A falta do mineral na infância e adolescência leva à diminuição do crescimento ósseo e alterações nos dentes, explica Fisberg.

Os benefícios

“O leite é um produto animal, com proteínas de bom valor biológico, com a adição de vitaminas e minerais. Juntamente com os derivados lácteos, o alimento é a principal fonte de cálcio de boa absorção de nosso organismo. A recomendação diária para adultos é de 1000 mg dia, variando nas crianças de 800 a 1300 mg dia. Em média são três porções de leite ou derivados, além do consumo de vegetais e legumes”, finaliza o nutrólogo.

Vale a pena ver de novo

Recentemente o programa Bem Estar, Rede Globo, abordou um tema muito interessante sobre as propriedades de alguns minerais como zinco, cálcio, ferro, magnésio, cobre, flúor, selênio, fósforo e potássio, essenciais para uma alimentação saudável e equilibrada. A matéria contou com a participação do nutrólogo Mauro Fisberg e da nutricionista Silvia Cozzolino. Vale a pena ver de novo, confira aqui na íntegra.


Mauro FisbergNutrólogo e professor associado ao departamento de Pediatria da Escola Paulista de Medicina UNIFESP. Perfil no twitter @mfisberg instagram @mauro.fisberg


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