A pandemia da Covid-19 e os pediatras que não estão na linha de frente.

Atualizado: 22 de Abr de 2020

16/04/2020

Sou pediatra e nutrólogo, mas nesse momento, infelizmente, não posso atender meus pacientes. Sou considerado profissional de saúde de risco, por ser idoso e ter outras complicações que podem contribuir para um agravamento da minha condição pulmonar se eu for acometido pela Covid-19.

Me junto aos demais pediatras e profissionais da saúde, que não estão na linha de frente, mas que podem ajudar informando e orientando com base na nossa experiência de muitos anos na vida pediátrica.

De olho nisso, junto com o Instituto PENSI lançamos o Projeto Convida-20, que tem o enfoque na disseminação de conhecimento e informação gratuita e relevante para a sociedade a respeito da Covid-19. A proposta é que profissionais convidados, como médicos, nutricionistas, psicólogos, entre outros, compartilhem dicas por vídeos e textos que possam ajudar as famílias e as crianças nesse período de isolamento social. Fique de olho nos conteúdos que estamos publicando na página do Instituto PENSI, no Facebook e aqui, no Blog Saúde Infantil.

Abaixo, seguem algumas orientações que devemos reforçar e sensibilizar, sempre que possível:


A importância do isolamento social durante a pandemia da Covid-19

A sugestão de que os pais e crianças permaneçam em casa em isolamento voluntário, rapidamente pode passar a uma quarentena obrigatória, como ocorrem em diferentes países do mundo neste exato momento. E temos de lembrar que a quarentena pode variar de NÃO SAIR de casa, a não se afastar de um determinado local, mesmo que totalmente assintomáticos e sem estar com o vírus.

Como todos já sabem, o confinamento, a ausência de aulas e atividades, a impossibilidade de brincar com seus amigos ou praticar atividades físicas externas, a não visita aos parentes mais idosos e a impossibilidade de ter alguém cuidando podem criar um estresse e gerar alto grau de ansiedade nas crianças.

O medo, o pânico, as notícias se sucedendo praticamente a cada instante também contribuem para um ambiente tenso dentro das casas, que podem levar a uma insegurança grande para os adultos e, imediatamente, com reflexos para os menores.


Dicas para prevenir o contágio pela Covid-19