A síndrome do intestino irritável (SII) é uma doença funcional do trato gastrintestinal que afeta até 20% da população adulta. Os principais sintomas envolvem o mau funcionamento do intestino, associados com dores abdominais, manifestação de diarreia ou constipação, sem alterações estruturais e bioquímicas do intestino. A maneira mais adequada de tratar o paciente é por meio de uma abordagem ampla e integral, porém individualizada, com identificação dos fatores desencadeantes e/ou agravantes da sintomatologia, inerentes a cada paciente. Em todos os níveis de atendimento, deve-se orientar o paciente com relação à dieta.
Existe alta prevalência de intolerância alimentar em pacientes com SII, então fica a pergunta – Quais são os alimentos desencadeadores de sintomas em indivíduos diagnosticados com SII?
Um estudo publicado em 2013 teve como objetivo avaliar os alimentos desencadeadores de sintomas em 140 pacientes com diagnóstico de SII atendidos no ambulatório especializado do Serviço de Gatroenterologia Clínica do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (HCFMUSP). Dos recrutados avaliados, Dor abdominal, flatulência/distensão, sensação de evacuação incompleta e sensação de estufamento abdominal foram mencionadas por mais de 60% dos pacientes, já a intolerância alimentar foi mencionada por 82,8% dos pacientes.
Os alimentos citados pelos pacientes como exacerbadores dos sintomas foram:
Frituras em geral
Leite e Café
Massas com molhos
Feijão
Chocolate e Doces
Tortas
Repolho
Pizza
O consumo de Frituras teve correlações estatisticamente significativas com flatulência, chocolate e pizza foram relacionados com sensação de estufamento abdominal, já a margarina com constipação, leite com presença de muco nas fezes, pão branco com pirose retroesternal, massas com molho com dor abdominal e feijão com sensação de estufamento abdominal.
Os alimentos listados servirão para nortear a abordagem alimentar para todos os pacientes com Síndrome do Intestino Irritável.
Referência:
Amarante D. Aspectos nutricionais na população de pacientes com síndrome do intestino irritável atendidos no Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo. 2013
Comments