google-site-verification=zMJEzW0AoojUlm4gH1t7R-sKjhkj12kQ6BMp2yiyTnk google-site-verification=zMJEzW0AoojUlm4gH1t7R-sKjhkj12kQ6BMp2yiyTnk
top of page

Doença Celíaca e Anorexia Nervosa: existe ligação?


Crédito da Foto: Getty Images

A doença celíaca (DC) é uma doença inflamatória em que a ingestão de glúten provoca atrofia das vilosidades do intestino delgado - o tratamento consiste em uma alimentação livre de glúten ao longo da vida; a doença é mais prevalente em mulheres e os sintomas incluem queixas gastrointestinais, perda de apetite, fadiga e, em crianças, a atrofia do crescimento e atraso puberal. Já a anorexia nervosa (AN) é um distúrbio alimentar psiquiátrico, associado ao baixo peso - medo exacerbado de ganhar de peso, causando distorção da imagem corporal. Mas será que existe relação entre anorexia nervosa e doença celíaca? Para testar essa possível associação, a equipe de Karl Mårild conduziu um estudo envolvendo 17.959 mulheres com doença celíaca (idade média no momento do diagnóstico: 28 anos) e 89.379 em um grupo controle, entre os anos de 1987 e 2009. O estudo mostrou que as mulheres com diagnóstico de Doença Celíaca, comprovado por biopsia, estavam mais propensas a apresentarem anorexia nervosa quando comparadas ao grupo controle, assim como as pacientes com anorexia eram mais propensas a apresentarem doença celíaca. "Estes resultados demonstram que existe uma associação entre anorexia nervosa e doença celíaca em meninas/mulheres suecas", concluem os autores. Contudo, os dados sobre alimentação não foram coletados, o que impossibilitou verificar se uma dieta livre de glúten tem associação com a anorexia nervosa, ficando essa questão em aberto, esclarecem.


Referência:

Karl Mårild, Ketil Størdal, Cynthia M. Bulik, Marian Rewers, Anders Ekbom, Edwin Liu, Jonas F. Ludvigsson. Celiac Disease and Anorexia Nervosa: A Nationwide Study. Pediatrics. April 2017 (Free)

12 visualizações0 comentário

コメント


bottom of page