• Branca Ícone Instagram
  • White Facebook Icon
  • White Twitter Icon

Nutrociência

Rua Borges Lagoa, 1.080, conj. 603
Vila Clementino, São Paulo - SP

Informações e Agendamentos

Tel: (11) 5575-3875

(11) 95776-9213

Grávidas obesas e com intolerância à glicose devem maneirar nos carboidratos.

Atualizado: 12 de Fev de 2019

Crédito da Foto: iStock

Excesso do nutriente no fim da gestação afeta peso do bebê.


Sabe-se que filhos de mães diabéticas nascem com mais quilos do que o ideal. Mas nem é preciso desenvolver a doença para que o bebê sofra essa consequência: isso também ocorre se a gestante é obesa e sofre de intolerância à glicose – quadro em que o organismo não consegue aproveitar corretamente o açúcar em circulação - e abusa dos carboidratos. O excesso de peso já no início da vida acaba abrindo caminho para outros problemas mais tarde. Isso é o que mostra um novo estudo publicado no The American Journal of Clinical Nutrition.


Para chegar ao resultado, os autores acompanharam 222 gestantes com IMC (Índice de Massa Corporal) igual ou superior a 30 antes da gravidez (o valor para o peso normal está na faixa entre 18,6 e 24,9). A dieta dessas mulheres foi avaliada por meio de um questionário no início da gestação, entre as semanas 11 e 14, e no fim dela, entre as semanas 36 e 37. Depois todos os dados foram cruzados com as informações dos bebês, como peso, composição corporal, gordura abdominal e total, entre outras.


Os resultados mostraram que o excesso de carboidratos especialmente no fim da gestação está associado a maiores índices de massa gorda no bebê quando a mãe está acima do peso e possui intolerância à glicose. A taxa de gordura abdominal também foi mais elevada nesse grupo. Manter o peso saudável sempre, além de ajudar a evitar quadros de intolerância à glicose e até mesmo diabetes, pode prevenir a obesidade ainda no útero.


Referência:RENAULT, K.M.; CARLSEN E. M.; NORGAARD K.; NILAS L.; PRYDS O.; SECHER N.J.; CORTES D.; BECK JENSEN J.E.; OLSEN S.F.; HALLDORSSON T. Intake of carbohyidrates during pregnancy in obese women is associated with fat mass in the newborn offspring. The American Journal of Clinical Nutrition. Nov 2015.

0 visualização