google-site-verification=zMJEzW0AoojUlm4gH1t7R-sKjhkj12kQ6BMp2yiyTnk google-site-verification=zMJEzW0AoojUlm4gH1t7R-sKjhkj12kQ6BMp2yiyTnk
top of page

Leia para o seu filho, é recomendação médica.

Atualizado: 12 de fev. de 2019


Não existem dúvidas de que esse hábito reforça a relação familiar e favorece o desenvolvimento das crianças. Por isso a Sociedade Brasileira de Pediatria lançou a Campanha Receite um Livro.


O objetivo da empreitada é mobilizar os pediatras para que eles incentivem a leitura dos pais para os filhos desde a gestação. Isso porque, evidências científicas mostraram que nos primeiros anos de vida a formação da arquitetura do cérebro e das conexões cerebrais é mais propícia e que ela é construída a partir das experiências vividas e dos estímulos recebidos pela criança, permitindo que ela possa desenvolver de forma plena habilidades como pensar, falar e aprender. E a leitura é uma das melhores formas de deixar isso ainda mais rico da gestação até os seis anos de idade, fato que fez com que ela se transformasse em recomendação dos médicos no Brasil e no exterior. Durante a campanha, os profissionais vão receber publicações com orientações de como incluir a leitura na prática clínica e com conteúdo baseado em trabalhos científicos que mostram o impacto desse hábito no desenvolvimento infantil.


De fato, o que não faltam são pesquisas que reforçam a importância de contar histórias para a criançada. Uma delas foi publicada no periódico Pediatrics e mostrou que ler regularmente com os pequenos reforça a relação familiar de maneira intensa e reforça padrões importantes do desenvolvimento do cérebro que favorecem a construção da linguagem, da alfabetização e de habilidades sócio-emocionais que estarão presentes durante a sua vida toda. Esses benefícios fizeram com que a Academia Americana de Pediatria recomendasse que seus especialistas estimulassem as famílias dos seus pacientes a manter a meninada em contato constante com o mundo maravilhoso dos livros e seus personagens, do início da vida até pelo menos a sua saída do jardim de infância.


Referência:

 HIGH PC, KLASS P; Literacy promotion: an essential component of primary care pediatric practice. Pediatrics agosto 2014.

1 visualização0 comentário
bottom of page