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O consumo diário de leguminosas ajuda na perda de peso.

Atualizado: 22 de nov. de 2018

Por Abykeyla Mellisse Tosatti


Crédito da Foto: iStcok

Comer uma porção  diária de 130 gramas de leguminosas – sendo o feijão o grande representante do grupo - pode contribuir para a perda de quase meio quilo em seis semanas, sugere um novo estudo. A meta-análise,  publicada no American Journal of Clinical Nutrition, analisou 21 ensaios clínicos envolvendo 940 homens e mulheres adultos.


"Embora a perda de peso tenha sido pequena, os resultados sugerem que simplesmente incluir uma porção de feijão diariamente, além de ajudar na perda de peso, colabora com a manutenção do peso”, revelou os autores canadenses.


“Este estudo se encaixa bem com um trabalho anterior, que constatou que comer 100 calorias provenientes de leguminosas deixa a pessoa 31% mais saciada do que se ingerisse 100 calorias de outro alimento”, concluem os autores.  A justificativa fica por conta do alto conteúdo de proteínas e fibras. Além dos feijões, temos outros alimentos membros da família, como ervilha, lentilha, grão de bico, soja, fava e amendoim.

O clã  do feijão ainda ajuda a diminuir o LDL colesterol, consequentemente, reduz o risco de doença cardiovascular.


Referência:
Shana J Kim, Russell J de Souza, Vivian L Choo, Vanessa Ha, Adrian I Cozma, Laura Chiavaroli, Arash Mirrahimi, Sonia Blanco Mejia, Marco Di Buono, Adam M Bernstein, Lawrence A Leiter, Penny M Kris-Etherton, Vladimir Vuksan, Joseph Beyene, Cyril WC Kendall, David JA Jenkins, and John L Sievenpiper. Effects of dietary pulse consumption on body weight: a systematic review and meta-analysis of randomized controlled trials. American Journal of Clinical Nutrition, March 2016 (FREE)

 
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