google-site-verification=zMJEzW0AoojUlm4gH1t7R-sKjhkj12kQ6BMp2yiyTnk Entrevista com o Dr. Mauro Fisberg, Diretor do ILSI Brasil google-site-verification=zMJEzW0AoojUlm4gH1t7R-sKjhkj12kQ6BMp2yiyTnk
top of page

Entrevista com o Dr. Mauro Fisberg

Entrevista com o Dr. Mauro Fisberg, Diretor do ILSI Brasil e coordenador científico da FT Estilos de Vida Saudáveis.


Quais as principais áreas de atuação da Força-Tarefa?

A FT tem por objetivo desenvolver eventos, publicações e atividades relacionadas ao estilo de vida da população, visando prevenir obesidade, excesso de peso, doenças cardiovasculares ou não transmissíveis. A ideia é modificar hábitos de alimentação, atividade física, estresse e qualidade de vida.


Quais ações da FT você gostaria de destacar?

A FT tem realizado uma série de eventos para o público científico e leigo, tendo sido pioneira na realização dos cafés da manhã científicos. Anualmente, faz um grande evento e vários encontros de discussão de temas relevantes. O maior evento deste ano foi o

“Alimentos Processados: Fake Food ou Fake news?”, que teve debates com diferentes especialistas sobre a comunicação, a rotulagem nutricional, as dietas e modismos, a desmitificação do “alimento ruim” e do “alimento bom”, desenvolvendo conceitos baseados em evidências da tecnologia de alimentos.

Outros eventos têm sido desenvolvidos nos temas de obesidade, dietas de restrição, tendências em alimentação e alimentos do futuro. A Força-Tarefa participou neste ano do Pint of Science, com o tema Mitos e Fatos do Processamento e Industrialização de Alimentos, além de falar sobre comunicação em saúde. Lançamos o projeto de filmes para divulgação em universidades e órgãos públicos com aulas sobre restrições alimentares, “Fake food” e industrialização de alimentos.

Participamos, também, do apoio a divulgação científica. Desenvolvemos projetos na área de epidemiologia nutricional e atuamos em parceria com ONGs e sociedades científicas.


Como tem sido o contato entre o ILSI Brasil e os profissionais das áreas que a sua Força-Tarefa atua?

O contato é frequente, por meio de eventos e divulgação por redes sociais. Em cada evento, temos realizado avaliações da frequência, dos palestrantes e temas desenvolvidos.


Quais os próximos temas que serão abordados nas ações da FT? O que vem pela frente?

Os próximos eventos serão realizados em parceria com o Instituto de Estudos Avançados da USP e o Instituto Pensi, da Fundação Jose Luiz Egydio Setubal. Serão dois workshops internacionais, com a participação de docentes e pesquisadores do Brasil, Argentina e Irlanda, com o tema “Inovação em Pesquisa na Obesidade Infantil” e “Obesidade como Dificuldade Alimentar”. Para o próximo ano, participaremos do Congresso Anual do ILSI Brasil com o painel de resultados do estudo ELANS, do congresso FINUT no México, com o tema “Comparação dos hábitos de vida de Latinos na América Latina (ELANS), México e dos Estados Unidos.

Teremos ainda um grande evento sobre propaganda e rotulagem de alimentos e cafés da manhã com palestrantes nacionais e internacionais.  Seguiremos participando de eventos em universidades, cursos de nutrição, marketing e tecnologia de alimentos.


Nos fale um pouco sobre você. Seu trabalho, formação, trajetória e conquistas.

Sou Pediatra e Nutrólogo, Coordenador do Centro de Nutrologia e Dificuldades Alimentares do Instituto Pensi – FJLES; e Professor Associado e Orientador da Pós-graduação no Departamento de Pediatria da Escola Paulista de Medicina. Sou membro do Departamento de Nutrologia da Sociedade Brasileira de Pediatria, Coordenador do Estudo Latino Americano De Nutrição E Saúde (ELANS). Sou membro de diferentes comitês científicos nacionais e internacionais da indústria farmacêutica e alimentícia. Desenvolvemos projetos na área de conhecimento da nutrição em países latino-americanos, nos quais trabalho especialmente em dificuldades alimentares e obesidade infantil e adolescente.  Já fui Presidente e Secretário da Sociedade Latino-americana de Investigación Pediatrica (SLAIP) e sou ex-bolsista da United Nations University (World Hunger Program) e da Fundação Kellog’s – Partners of the Americas Fellowship VII.


44 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Anemia.

bottom of page
google-site-verification=zMJEzW0AoojUlm4gH1t7R-sKjhkj12kQ6BMp2yiyTnk