google-site-verification=zMJEzW0AoojUlm4gH1t7R-sKjhkj12kQ6BMp2yiyTnk Efeitos fisiológicos de uma intervenção de estilo de vida com base na dieta mediterrânea. google-site-verification=zMJEzW0AoojUlm4gH1t7R-sKjhkj12kQ6BMp2yiyTnk
top of page

Efeitos fisiológicos de uma intervenção de estilo de vida com base na dieta mediterrânea.

Atualizado: 30 de abr. de 2019


Crédito da Foto: Getty Images
Crédito da Foto: Getty Images

Um estudo piloto publicado na revista cientifica Nutrition, avaliou se a adesão de curto prazo á dieta mediterrânea (DM) tem benefícios na função fisiológica. O cardápio mediterrâneo se caracteriza pelo consumo de cereais integral, hortaliças (legumes e verduras), frutas, leguminosas, oleaginosas, peixes, leite e derivados, vinho, azeite de oliva e ervas aromatizadas.


Para o estudo, Yingshan Liu e sua equipe recrutaram 24 jovens adultos (18 a 35 anos de idade) e idosos (55 a 75 anos) saudáveis, porém sedentários. Os participantes seguiram a DM durante 4 semanas. Medidas basais e pós-intervenção foram tomadas: peso, altura, circunferência da cintura e do quadril, pressão arterial e frequência cardíaca, bem como avaliações fisiológicas microvasculares usando fluxometria laser Doppler (FDL) em repouso, bem como pressão transcutânea de oxigênio (TcpO2) durante uma avaliação de exercício submáxima.


“Melhorias na função fisiológica - vasodilatação microvascular mediada por axônio e síntese de óxido nítrico mediada por endotélio -  foram observadas após uma intervenção dietética de curto prazo com base na DM no grupo mais jovem”, relatam os autores. Apesar da intervenção não incluir um elemento de exercício, a taxa de esforço percebido foi reduzida em ambos os grupos, após seguir a DM por 1 mês.

 Em suma, o resultado do estudo sugere que durações diferentes devem ser aplicadas ao projetar intervenções dietéticas em diferentes faixas etárias, com expectativas de melhora fisiológica diferente.


37 visualizações0 comentário
bottom of page
google-site-verification=zMJEzW0AoojUlm4gH1t7R-sKjhkj12kQ6BMp2yiyTnk