google-site-verification=zMJEzW0AoojUlm4gH1t7R-sKjhkj12kQ6BMp2yiyTnk Férias e Excesso de Peso. google-site-verification=zMJEzW0AoojUlm4gH1t7R-sKjhkj12kQ6BMp2yiyTnk
top of page

Férias e Excesso de Peso.

Atualizado: 12 de fev. de 2019


Crédito da Foto: iStock

Desorganização na rotina, associada ao sedentarismo, resulta em ganho de peso durante as férias.


Férias escolares recebem a alcunha de “lazer e descanso”, fatores que interferem na rotina familiar e alimentar. A ​merecida pausa na correria do dia-a-dia da criançada,  das tortuosas provas e trabalhos, com tempo de sobra para as brincadeiras, passeios e viagens, ​ ​é um​ sonho de consumo. Contudo, normalmente as crianças e os pais não conseguem aproveitar esse período de tempo livre em benefício da saúde e bem estar. O que acontece é uma desorganização total: dorme-se tarde e acorda-se no meio do dia, sem contar com as ausências de refeições, os excessos alimentares,  horas e horas gastas com os equipamentos eletrônicos (TV, celular, tablet, games) ... Um verdadeiro caos - afinal de contas, “´férias são férias”.


Os excessos alimentares, associado ao sedentarismo, leva ao ganho de peso durante as férias. De acordo com um estudo publicado na revista Obesity, as crianças apresentam um risco maior em ganhar peso durante as férias escolares.


Os autores estudaram mais de 18.000 estudantes, por mais de dois anos. Entre o início do jardim de infância e o final do segundo ano, durante as férias escolares, a obesidade passou de 9% para 11,5% entre as crianças. Já o sobrepeso aumentou de 23,3% para 29%.

"A descoberta levanta questões para pais, responsáveis e políticos sobre como ajudar as crianças a adotarem comportamentos mais saudáveis durante o período de férias escolares e evitarem o ganho excessivo de peso”, explicam os autores.


“Os resultados também sugerem  que não podemos reverter a  epidemia d​a​ obesidade se nos focarmos apenas no que as crianças estão fazendo e come​ndo enquanto estão na escola”, concluem os autores.


Então, Xô preguiça! Mais lazer e menos excessos!  Aliar uma alimentação saudável com as oportunidades durante as férias: caminhar na praia, andar de bicicleta, de patins, nadar, jogar bola, estar com a família, com os amigos e dividir momentos de prazer  sem o uso da tecnologia. Desconecte!

 
Referência:
Paul T. von Hippel,Joseph Workman. From Kindergarten Through Second Grade, U.S. Children's Obesity Prevalence Grows Only During Summer Vacations. Obesity Symposium,2 November 2016.DOI: 10.1002/oby.21613
4 visualizações0 comentário
bottom of page
google-site-verification=zMJEzW0AoojUlm4gH1t7R-sKjhkj12kQ6BMp2yiyTnk