google-site-verification=zMJEzW0AoojUlm4gH1t7R-sKjhkj12kQ6BMp2yiyTnk Associação entre Obesidade Infantil e Sistema Imunológico. google-site-verification=zMJEzW0AoojUlm4gH1t7R-sKjhkj12kQ6BMp2yiyTnk
top of page

Associação entre Obesidade Infantil e Sistema Imunológico.


Crédito da foto: Getty images

No Irã, uma equipe da Universidade Isfahan de Ciências Médicas, revisou 26 estudos sobre como o sistema imunológico pode ser afetado pelo excesso de peso e a relação entre a obesidade materna e o sistema imunológico das crianças. Os resultados sugerem que a obesidade infantil está associada a mudanças nos níveis de concentração de citocinas – glicoproteínas que induzem a produção de anticorpos – e de proteínas inflamatórias e anti-inflamatórias, bem como no comportamento das células do sistema imune. Além disso,  pode causar ou exacerbar doenças como asma, alergia, dermatite atópica (DA) e síndrome da apnéia obstrutiva do sono – distúrbio do sono em que a respiração para e volta diversas vezes. De acordo com Kelishadi Roya e sua equipe, os estudos sugerem que a obesidade materna aumenta o risco de asma na criança. Estudos futuros são necessários para determinar diferentes associações de obesidade infantil com alergia, dermatite atópica e doenças autoimunes.


Referencia: Kelishadi Roya, Roufarshbaf Mohammad, Soheili Sina, Payghambarzadeh Farzaneh, and Masjedi Mohsen. Association of Childhood Obesity and the Immune System: A Systematic Review of Reviews. Childhood Obesity. June 2017.

21 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page
google-site-verification=zMJEzW0AoojUlm4gH1t7R-sKjhkj12kQ6BMp2yiyTnk