google-site-verification=zMJEzW0AoojUlm4gH1t7R-sKjhkj12kQ6BMp2yiyTnk Ácido fólico e multivitamínicos durante a gravidez e autismo. google-site-verification=zMJEzW0AoojUlm4gH1t7R-sKjhkj12kQ6BMp2yiyTnk
top of page

Uso de ácido fólico e multivitamínicos durante a gravidez ligado ao menor risco de autismo.

Atualizado: 9 de abr. de 2019


Crédito da Foto: Getty images

O uso de suplementos multivitamínicos (vitaminas A, B, C e D) ou ácido fólico (vitamina B9) antes ou durante a gravidez está associado a um risco reduzido para o autismo em bebês, de acordo com um estudo publicado no JAMA Psiquiatria.


Usando dados de saúde israelenses, os autores avaliaram o uso de suplementos durante 9 meses antes da concepção e durante a gravidez para 27 mil mães. Dos 45.300 bebês – 22.090 meninas e 23.210 meninos, com idade média de 10 anos no final do seguimento –, 1% foi diagnosticado com Transtorno do Espectro Autista (TEA).

O risco de diagnóstico de autismo foi significativamente menor entre as crianças nascidas de mulheres que tomaram ácido fólico e/ou multivitamínicos antes e durante a gravidez, em comparação com as mulheres que não foram suplementadas. “Os resultados foram semelhantes quando se considera o ácido fólico e o uso de multivitaminas separadamente”, concluem os autores.

Os pesquisadores dizem que modificações epigenéticas de suplementação poderiam desempenhar um papel na associação observada.


Comentário do Dr. Mauro Fisberg: " Estudos como este deveriam levar em conta o tipo de diagnóstico clinico, a gravidade do espectro, e outros fatores de associação como o fato de que mulheres suplementadas também podem ter tido melhor seguimento pré natal, menor risco nutricional global e a própria forma de encarar a gestação.  De qualquer forma, o uso de vitaminas pré e pós natais em doses adequadas, sob a forma de alimentação equilibrada e suplementos quando adequados, tem sido associado a prevenção de transtornos do desenvolvimento ou conduta".


Referência: Levine SZ, Kodesh A, Viktorin A, Smith L, Uher R, Reichenberg A, Sandin S. Association of Maternal Use of Folic Acid and Multivitamin Supplements in the Periods Before and During Pregnancy With the Risk of Autism Spectrum Disorder in Offspring. JAMA Psychiatry. 2018 Feb 1;75(2):176-184.

30 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page
google-site-verification=zMJEzW0AoojUlm4gH1t7R-sKjhkj12kQ6BMp2yiyTnk